Deixe um comentário

[CRÍTICA] O Grande Gatsby

A expressão traduz o sentimento, old sport!

Dizem que, quanto maior a expectativa, maior a decepção. Eu tive uma época forte de Fitzgerald faz alguns (muitos) anos, onde carreguei vários dos seus livros para casa. Não vi as outras adptações baseadas em O Grande Gatsby, mas estava querendo muito assistir esta.

E fui.

Fui e só não fiquei mais decepcionada, pois o início do filme já tinha deixado claro o que seria dali em diante. Um exagero. Muitos efeitos, muitas câmeras sofrendo de alguma síndrome relacionada à falta de atenção, muita coisa desnecessária. Um show pop: não importa muito o conteúdo, o negócio é o espetáculo. E tudo que vem muito, convenhamos, acaba sendo vazio – e até um pouco infantil.

Depois de uma extensa introdução à la árvore de Natal, até que resolvem começar a tentar fazer um filme, mas naquela altura do campeonato, amigo, você já acha que aquilo está (e será) longo demais. E não dá outra. Embora parte dessa meiuca seja o impedimento do naufrágio completo do filme, há muitos minutos e pouca história para preenchê-los. Por um lado, dão muita importância a determinados aspectos e jogou-se outros ao vento. Não ficou suficientemente claro, por exemplo, como Jay se tornou Gatsby – como ele arrumou tanto dinheiro? por que todo mundo o respeita? por que? por que? – essa justificativa, aliás, pareceu-me final de novela: Olha, preciso falar meia-dúzia de palavras que, mesmo superficiais, serão suficientes para você. Beijos, o Autor.

A trilha sonora inusitada ao máximo, responsabilidade do Jay-Z (!?, a troca aqui foi proposital), não vale muitas palavras e só temperou tudo o que foi dito antes, mas mesmo não gostando das autorias da Beyoncé, Crazy in Love até que ficou legal naquele jazz discreto.

Anúncios

Sobre Rebecca Albino

só inventa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: