2 Comentários

[SOBRE] O Tempo e o Vento

o tempo e o vento 4

Como dizia minha avó Ana Terra… vai ser meu novo bordão.

O CineOpinativo foi convidado a ir, na quinta-feira a noite, na pré-estreia de O Tempo e o Vento, baseado na obra O Continente de Érico Veríssimo – e que, talvez vocês lembrem, também já foi uma minissérie.

Não sei se você já teve a oportunidade de ir a uma pré-estreia, mas é muito legal. Só é importante encarar o fato de que uma pré-estreia não é uma ida comum ao cinema, trata-se de um evento ao redor de um filme e da produção do mesmo. Espere bastante gente, espere câmeras, espere rostos conhecidos. Se alguém responsável pela realização (produtor, diretor ou alguém do elenco) estiver na mesma sala que você, espere aplausos em várias cenas e muita animação (e até interatividade) por parte do público. Se não estiver, terá aplausos da mesma forma, mas geralmente é só no final. Isso vai variar muito.

Isso acontece porque é uma espécie de comemoração, uma festa. Lembre-se que é a primeira vez que o filme está sendo visto por um público variado – e nem todos os convidados estão, necessariamente, ligados de alguma forma ao mundo do cinema – pelo menos profissionalmente.

Mas, enfim, com refrigerante e pipoca em mãos, fomos para a sala. De início notei que o som estava extremamente alto e cheguei a ficar com medo de que aquilo se prolongasse, mas não foi o caso – Amém!

O Tempo e o Vento é um bom filme, bastante legal e, sem dúvida alguma, muito bonito – mas seria praticamente impossível não ser. Veja bem, a todo momento, há um grande plano geral – de paisagens, diversas, personagens vistos ao longe, tudo bem poético. O problema que senti nisso, porém, é que, além do exagero da técnica, às vezes a tonalidade das cenas não eram muito combinadas: imagine-se em um ambiente com luz baixa e aí, de repente, alguém abre a janela e o sol entra com toda força. É mais ou menos assim. Acho que perdi um ou dois segundos de cena durante essas transições enquanto minha visão se ajustava.

o tempo e o vento 2

Notei também que grande parte do filme é muito cheia de cortes. Suaves, mas cortes ainda assim. Parecia que toda a história estava sendo contada através de longas fotografias, sem muita preocupação com o desenvolvimento da cena – deixando o que aconteceu por nossa própria conta. Talvez seja por influência da minissérie, mas dava a impressão de que, a qualquer momento, em um desses cortes, iria entrar um break comercial.

o tempo e o vento 5

Muito embora seja a Ana Terra que marca a obra do início ao fim, personagem de tanta importância que ganha uma infinidade de análises, é impossível não destacar, no filme, o Capitão Rodrigo – vivido muito bem pelo Thiago Lacerda – que surpreende na atuação. Totalmente destemido e decidido, ele cumpre o papel no drama, romance e na veia cômica do longa.

o tempo e o vento 3

No final, como esperado e merecido, houveram palmas. Incluindo as minhas.

O Tempo e o Vento foi dirigido por Jayme Monjardim e estreia no dia 20 no Rio Grande do Sul
e dia 27/09/2013 para os demais lugares do país!

Anúncios

Sobre Rebecca Albino

só inventa!

2 comentários em “[SOBRE] O Tempo e o Vento

  1. Achei o filme bastante interessante, fotografia deslumbrante e uma bela história bem contada,além de tudo foi bem fiel ao livro, porém só foi contada a primeira parte ( O continente). Será que teremos O Arquipelago e O Retrato?

    • Oi, Rodrigo! Também não sabemos, talvez sim, talvez não, mas tomara que sim, né? Acho que seria uma boa para o cinema nacional. Mas li que vão pegar o filme e adaptar para uma minissérie em breve, só não sei se é vero. O negócio é esperar pra ver!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: